FLORES CONSERVADAS - PROPRIEDADES, COMO FAZê-LAS E CUIDAR DELAS

Flores Conservadas - Propriedades, como fazê-las e cuidar delas

Flores Conservadas - Propriedades, como fazê-las e cuidar delas

Blog Article

Flores em conserva - Propriedades, como fazê-las e cuidar delas

As flores conservadas são uma escolha que vem ganhando muita força nos últimos anos, pois proporcionam ao comprador um sistema através do qual temos a possibilidade de prolongar a data efetiva de qualquer flor ou buquê que queiramos manter por um período de tempo o mais longo possível.

O que são flores preservadas

As flores conservadas são flores naturais que foram submetidas a um processo de desidratação, por meio do qual podem ser mantidas de forma ilimitada, contínua e uma vez que um cuidado essencial é mantido.

Para lhe dar uma iniciativa, falamos de flores secas, ou seja, flores naturais secas, porque é uma conjectura indispensável que a flor é natural, evitando assim a implementação de recursos artificiais.

O objetivo principal é fazer uma flor natural, que se estragaria em poucos dias, duraria até mesmo para sempre.

Diferenças entre flores secas, liofilizadas e conservadas

Embora em todos os 3 casos estejamos falando de flores secas, a diferença está no sistema que usamos para desidratar as flores.

Para dar um exemplo, se falamos de flores secas, estamos nos referindo principalmente a uma flor que deixamos para secar naturalmente, mantendo um controle e monitoramento para poder fazer uma boa conservação.

Entretanto, flores preservadas são flores que foram secas após processos químicos.

No caso de flores liofilizadas, falaríamos de um processo de congelamento para secagem.

É essencial partir da premissa de que, embora os avanços nos permitam manter cada vez mais tipos de flores, ainda existem variedades que não podem ser controladas por este processo, embora também seja verdade que existem flores que se prestam mais do que outras à desidratação de uma forma natural.

Seja como for, flores preservadas serão consistentemente mais duráveis e resistentes do que flores desidratadas ou flores secas através de um processo natural de desidratação.

Quais são os benefícios e desvantagens deste sistema em comparação com as flores frescas?

A principal virtude deste sistema é que ele nos permite apreciar as flores sem medo de que murchem ao longo dos dias.

Esta é a razão pela qual ela está se tornando uma opção cada vez mais interessante para decoração, casamentos e outras celebrações.

A propósito, com apenas alguns cuidados básicos que vamos descrever um pouco mais tarde, poderemos mantê-los em perfeitas condições mesmo para o resto de suas vidas.

No entanto, uma das desvantagens é que, embora haja cada vez mais variedades que podem ser preservadas, ainda há muitas flores que não temos a possibilidade de controlar este processo, o que significa que nas flores frescas encontraremos constantemente uma diversidade maior.

Por outro lado, estas flores, a menos que qualquer perfume seja incorporado, claramente não as possuem naturalmente por enquanto.

Seja como for, as flores preservadas são consideradas 100% ecológicas, pois não utilizam praticamente nenhuma energia para produzi-las, bem como para transportá-las, e em troca você recebe uma flor que dura uma vida inteira, que é outro ponto a seu favor que também devemos levar em conta.

Vale ressaltar também que elas são mais baratas que as flores naturais e não precisamos de água ou eletricidade para seus cuidados, o que implica uma economia ecológica fundamental.

Como fazer flores preservadas

Como mencionamos anteriormente, a preservação das flores requer um processo químico, que vamos descrever mais adiante:

O que eu preciso para preservar as flores

A fim de preservar as flores, precisaremos do seguinte

Flores: devemos ter certeza de que elas são adequadas para a conservação. As flores devem estar totalmente maduras, pois os botões não absorvem a glicerina corretamente. Eles devem estar secos, sem umidade, mas ainda bastante frescos.

Glicerina vegetal: tem que ser específica para a preservação de flores. Está disponível comercialmente em lojas de artesanato.

Água: deve ser natural e, se possível, não deve conter muito cloro e/ou calcário (a água filtrada serve).

Microondas: vamos usá-la para aquecer a glicerina, embora também tenhamos a possibilidade de usar um banho-maria.

Containers: onde colocaremos as flores para gerar a preservação.

Corda: para pendurar e secar as flores. Ele terá que ser colocado em um lugar fresco e com pouca luz.

Passos para a preservação das flores

O processo a seguir é bastante simples, embora seja essencial estar atento e cuidadoso.

Asseguramos que as flores estejam em perfeito estado, limpas, sem umidade e removemos as pétalas ou recursos que estão danificados ou que não são vistosos.

Picaremos a parte inferior do caule (quatro ou cinco centímetros). Temos a possibilidade de usar um martelo, e o fazemos com cuidado.

Aqueça a glicerina a uma temperatura de 60ºC.

Em um recipiente (pode ser o mesmo no qual a glicerina vem se possível), adicionamos 2 pedaços de água para cada parte de glicerina. Como exemplo, se derretermos 200 gramas de glicerina, acrescentaremos 400 ml de água.

Agora temos a possibilidade de encontrar 2 maneiras: flores enormes como rosas, ou flores pequenas como violetas ou panquecas.

Em todos eles temos que proceder de uma maneira diferente:

Na situação de flores enormes:

Introduzimos os caules no recipiente, onde eles devem estar entre 2 e 3 semanas. Devemos observar a evolução do processo, para estarmos cientes de prováveis mudanças de cor, ou um escurecimento excessivo das veias, o que pode torná-las mais visíveis, e desta forma, escolheremos a época precisa.

Quando este tempo tiver decorrido, podemos retirá-los e pendurá-los, com a particularidade de que devemos ter certeza check here de que eles não se tocam enquanto secam, pois evitaremos o fungo e permitiremos que o vento passe por eles independentemente.

A secagem geralmente leva entre 4 e 5 dias.

Na situação de flores pequenas:

Vamos mergulhá-los completamente na solução, que terá de ser morna. Esta parte do processo deve durar cerca de 3 dias.

Após esse tempo, nós os retiramos e penduramos separadamente um do outro, pois isso permite que o vento circule melhor e evita a formação de fungos.

O processo de secagem deve levar cerca de 4 a 5 dias.

Com estes passos, teremos aprendido a criar nossas próprias flores preservadas, porém é essencial que tenhamos em mente algumas dicas para seus cuidados, que detalharemos mais tarde.

Dicas para manter e proteger as flores preservadas

Se quisermos que nossas próprias flores durem uma vida inteira, é importante que tenhamos em mente uma seqüência de cuidados como detalharemos mais tarde:

Nunca dobre ou esmague as flores.

Impedir que sejam expostos ao sol. Idealmente devem ser mantidos em um local fresco, seco e bem iluminado, mas não sob a luz direta do sol.

Proteja-os da alta umidade (nunca exponha-os a muito mais de 70% de umidade).

Report this page